Sobre o Projeto

A iniciativa, proposta pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e executada pelo Hospital Sírio Libanês (HSL) no âmbito do PROADI-SUS, visa fortalecer a regionalização e gestão da atenção à saúde em municípios de pequeno porte. Focado na organização e governança das redes de atenção à saúde (RAS), o projeto busca articular os diferentes níveis de cuidado, promovendo a equidade, eficiência e continuidade assistencial.

Estruturado em três eixos, o projeto tem em vista ofertar apoio técnico, educação permanente e disseminação de aprendizados para desenvolver estratégias que integrem o cuidado e a gestão das RAS. Sua execução ocorrerá ao longo do triênio 2024-2026 em 10 regiões de saúde, com foco em municípios de até 40.000 habitantes. Por meio de oficinas presenciais e metodologias reflexivas, gestores e profissionais das redes locais participaram de um processo formativo que aborda temas de integração e coordenação dos serviços de saúde, criando um apoio para o planejamento regional e o fortalecimento da governança. Para o ano de 2024, as ações iniciais do projeto se concentraram nas regiões de Sousa (PB) e Campo Belo (MG). 

Descritores de saúde

Vigência

2024 - 2026

Tipo

Prioritário

Valor

R$ 17.909.565,00

Objetivos geral e específicos

Elaborar projeto de interferência para qualificação de linhas de cuidado priorizadas na perspectiva regional, apoiando a sua implementação e seu monitoramento em regiões de saúde formadas por municípios de pequeno porte.

Objetivos específicos: 1) Qualificar gestores e trabalhadores da saúde dos municípios e região para a organização da rede de atenção; 2) Apoiar o GT (grupo de trabalho) regional na implementação do projeto de interferência; 3) Produzir e disseminar conhecimento a partir das experiências das regiões participantes do projeto.

Método

A metodologia do projeto é construída de forma colaborativa, buscando fortalecer a conexão entre os serviços de saúde e as comunidades em regiões de pequeno porte. Compreendendo que cada território possui suas particularidades e desafios, o Saúde Redes se dedica a ouvir e atender às necessidades locais por meio de um Planejamento Regional Integrado (PRI). O projeto é estruturado em três eixos que se interconectam para promover uma abordagem integrada na gestão da saúde: Eixo Gestão, Eixo Educação e Eixo Produção do Conhecimento. O Eixo Gestão, focado no assessoramento técnico para o desenvolvimento de Planos de Integração Vertical e Horizontal do Cuidado nas regiões de saúde, garante que as ações sejam alinhadas às necessidades locais e promovam a articulação entre os diferentes níveis de atenção. O Eixo Educação visa fortalecer as capacidades dos profissionais de saúde por meio de apoio teórico, técnico e metodológico, através de oficinas e capacitações que abordam temas relacionados a melhoria da atenção à saúde. O Eixo Produção do Conhecimento busca reconhecer e compartilhar as experiências e saberes adquiridos ao longo do projeto, contribuindo para a construção de um acervo de conhecimentos que possa ser utilizado para aprimorar as práticas de saúde nas comunidades atendidas. Na prática, oficinas presenciais são promovidas como momentos de encontro e aprendizado, onde gestores e equipes técnicas se reúnem para discutir e desenvolver soluções que exerçam a diferença na vida das pessoas que habitam essas regiões. Durante as oficinas, os participantes recebem informações e adquirem a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios. Neste ambiente de troca de saberes, cria-se um espaço colaborativo, onde todos se sentem valorizados e parte de um esforço maior. Para o triênio de 2024-2026, o Saúde Redes se propõe alcançar até 30 regiões de saúde, priorizando aquelas que ainda não têm acesso a iniciativas semelhantes, suas ações iniciais se concentraram nas regiões de Sousa (PB) e Campo Belo (MG). O conteúdo do Plano de Trabalho e o valor total referem-se à primeira versão do projeto aprovada no ato do extrato disponível em tela do Diário Oficial da União (DOU), admitindo-se atualizações posteriores.

Painéis