No Espírito Santo, projeto do CONASEMS entra em fase final após pactuação regional de ações de enfrentamento à hipertensão
18/09/2025 16:35
Por Claudia Bittencourt - Conasems

Na última sexta-feira (12/09), o projeto Saúde Redes, em implementação na região de saúde Sul capixaba, entrou na fase de apresentação e pactuação do plano de ação desenvolvido para qualificação da Linha de Cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Esta é mais uma etapa do projeto do CONASEMS, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), que visa qualificar a gestão do cuidado através do fortalecimento da governança regional e da autonomia municipal.
Durante o encontro, os três microssistemas da região Sul (Caparaó, Centro-Sul e Litoral) apresentaram um alinhamento dos próximos passos do Plano de Ação regional, que mapeou como estratégica a implantação da estratificação de risco e do protocolo clínico do usuário com hipertensão nos municípios.
O escopo das ações envolvidas inclui como eixo comum a Educação Permanente em Saúde (EPS), por meio de capacitações para profissionais da Rede voltadas ao desenvolvimento de fluxos assistenciais compartilhados entre os municípios, a implantação qualificada de protocolos clínicos baseados em evidências e a formulação e o acompanhamento dos indicadores de processos e resultados do plano regional.
A criação de cultura de monitoramento e avaliação do plano de ação regional é essencial para balizar a tomada de decisão da gestão, avaliou Renata Fiório, secretária municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. “A geração de dados e informações de qualidade durante a implementação das ações traçadas no plano é fundamental para a tomada de decisão segura dos gestores, sobretudo quando é preciso rever as rotas durante o processo”, afirmou a secretária.
Ao final desse ciclo, a região capixaba discutirá a elaboração de indicadores para compor uma lista de base e um painel público, que permitirá o acompanhamento em tempo real da implementação das ações traçadas no plano.
Para o analista do Núcleo de Acompanhamento de Projetos Estratégicos (NAPES/Conasems), Walber Moreira, o planejamento de uma Linha de Cuidado sempre emerge com a pactuação cooperativa como um compromisso comum, de qualquer lugar. “Isso porque a Rede não se dá, com resolutividade, apenas dentro de um município, por maior e mais adensada que seja sua capacidade instalada”, afirmou. “É no lugar regional que se encontra espaço fecundo para definição dos problemas e das soluções de forma compartilhada, e isso só é viável com um processo de governança regional fortalecido, que permite uma resposta potente do SUS com direção à integralidade do cuidado", finaliza.
Saúde Redes
O projeto Saúde Redes, proposto pelo Conasems, no âmbito do Proadi-SUS tem como objetivo fortalecer a Governança Regional, Gestão e a Atenção à Saúde nas regiões de saúde do País. A iniciativa é executada de forma colaborativa entre os hospitais A.C. Camargo (ACC), Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Sírio-Libanês (HSL), promovendo ganho de escala e acesso à metodologia, que tem como princípio a adaptabilidade e escuta permanente das necessidades dos territórios.
Voltar