Saúde Redes: Sergipe e Rio de Janeiro recebem abertura de projeto do Conasems
31/03/2025 16:46
Por Walber Cristian de Queiroz Moreira
Nos dias 27 e 28 de março de 2025, nas regiões de Nossa Senhora da Glória (SE) e Centro-Sul (RJ) o projeto Saúde Redes foi aberto oficialmente com a presença de autoridades. Proposto pelo Conasems no âmbito do Proadi-SUS, e realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Hospital Sírio-Libanês (HSL), a autonomia municipal e a governança regional no SUS foram pauta comum.
Em Nossa Senhora da Glória (SE), marcaram presença Christiano da Cruz Santos, representante do COSEMS-SE, vice-prefeito e secretário de Itabi, Luana Michele de Oliveira Silva Cacho, prefeita Nossa Senhora da Glória e Everlyn Karla Souza Santos, superintendente hospital regional, além de Tiago Rangel dos Santos, superintendente estadual do Ministério da Saúde (MS) e Bianca Fernanda Evangelista, coordenadora da Articulação em Rede, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). De forma remota, participou Cristiane Pantaleão, diretora do CONASEMS.
O secretário de saúde de Itabi, Christiano da Cruz, destacou a relevância da região ser contemplada pela iniciativa: “o [projeto] Saúde Redes será essencial para qualificação das ações e serviços na RAS, sobretudo àquelas de média e alta complexidade, com as quais ainda enfrentamos vários desafios”. Em complemento, para Everlyn Karla, o projeto será palco para o fortalecimento do processo de regionalização da região de Nossa Senhora da Glória, e servirá de exemplo para outros municípios no Ceará.
Cristiane Pantaleão afirmou que o Saúde Redes é muito importante para o CONASEMS: “primeiramente, é necessário que valorizemos e reconheçamos o processo de qualificação dos profissionais da Rede. [...] Esse projeto só acontece a partir da adesão dos municípios, por isso, nós parabenizamos os prefeitos e secretários de Nossa Senhora da Glória pela adesão”.
Ainda em sua fala, a diretora ressaltou a importância da perspectiva regional do projeto. “Nós aprendemos [com o projeto] a conhecer as necessidades do município e da região, e isso exige estímulo de autonomia e solidariedade para decidir o que é melhor para o território, por isso a relevância de participação do COSEMS-SE, da Secretaria de Estado e do Ministério”, disse Pantaleão.
No Rio de Janeiro (RJ), na região Centro-Sul, estiveram presentes Felipe Guido, secretário de saúde de Três Rios, Sirlene Alves e Gilmara Garcia, diretoras do COSEMS-RJ, a Secretaria de Estado, com Isabel Mendonça e Elisabeth Pauer, o Ministério, representado por Francisco Martins, e o Conselho Municipal de Saúde, por José dos Santos. O analista Walber Cristian de Queiroz Moreira, e o consultor, Antônio Jorge de Souza Marques, participaram do evento representando o CONASEMS.
Sirlene Alves ressaltou a importância da participação dos gestores: “a presença de gestores é essencial para o projeto, pois é por eles que as decisões são tomadas”. Em complemento, Guido, secretário municipal, afirmou que “o gestor é essencial, e sem a equipe técnica é muito difícil percorrer caminhos para o fortalecimento da assistência na Rede”.
Segundo Moreira, o projeto representa uma das crenças do CONASEMS para o SUS, aquela da cooperação. “Para nós, a forma mais responsável de garantir um Sistema fortalecido é referenciar todo processo de planejamento à análise de situação de saúde permanente. [...] Esse processo inclui reconhecermos a região como o lugar onde a integralidade e a resolutividade deve se fazer presente para todos os usuários, e isso só é possível através de compromissos solidários entre os pares”, disse o analista.
A partir desse momento, o projeto Saúde Redes segue para um ciclo de oficinas de trabalho municipais e regionais que terão como elemento central a leitura das necessidades de saúde dos territórios com base em instrumentos de territorialização e estratificação de risco para qualificação da Linha de Cuidado na RAS.
Voltar